GRES Paraíso calcês
Glossário

página atualizada: Dom 17 Dez 2017

Aqui apresentamos um glossário de palavras e termos usados no mundo do samba. Muitas vezes incluímos a referência para os desfiles do Carnaval do Rio no Sambódromo.

Se você não consegue encontrar o que você está procurando, entre em contato conosco e vamos considerar adicioná-lo.

Ala

Um grupo dentro de uma escola de samba. Algumas delas são "obrigatórias" em um desfile de carnaval carioca. Todos os membros de uma Ala vestem exatamente o mesmo traje, dando assim os blocos de cores que caracterizam um desfile de escola de samba.

Algumas alas são tradicionais ou obrigatórias (ala baiana, ala Mirim, ala do Xingu / Indios).

Outras são criados, dentro de determinadas escolas de samba e recebe um nome que normalmente se relaciona com a pessoa que a iniciou ou relativo a um determinado evento. Estas continuam a cada ano com o mesmo nome.

Carro alegorico, Alegoria

No Carnaval do Rio estas são alegorias que seguem o tema do desfile. Existe um número mínimo e máximo de carros alegóricos (por exemplo, desfiles do Grupo Especial devem ter entre 5 e 8 carros alegóricos).

Eles são enormes - até 10 m de largura. O comprimento não está regulamentado - 40 m ou mais, geralmente não é algo incomum no grupo especial. Eles podem ser de 10 m ou mais alto (as regras dizem que não podem ser superiores a ponte de televisão que se encontra ao longo da avenida dos desfiles, mas temos visto carros alegóricos mais altos, que são hidraulicamente baixados à medida que passam sob a ponte).

Um número de alegorias separadas podem ser unidas para formar apenas uma e isto é muitas vezes feito pelas escolas no Grupo Especial.

Carro Abre Alas

O carro abre-alas é o carro alegórico que abre o desfile. Geralmente se usa uma alegoria de muito impacto.

Baiana

Esta é uma das alas mais importantes em uma Escola de Samba e é obrigatória no carnaval carioca. As baianas sempre usam saias enormes armadas na beira e são predominantemente mulheres mais velhas. No Rio, elas teriam desfilado com a Escola de Samba, durante muitos anos.

Barracão

Bateria

A banda de percussão da escola de samba. Ela desempenha o puro samba e não tem qualquer instrumento de sopro.

No Reino Unido, o termo é muitas vezes erroneamente usado para descrever praticamente qualquer tipo de banda de percussão que toca música brasileira. Mas se estamos falando de uma banda de percussão de samba que não faz parte de uma escola de samba, então isto não se trata de uma bateria, e sim de uma "Banda" ou "Grupo".

Bloco

Em muitas partes do Brasil, o bloco é como se fosse uma escola de samba em miniatura e na grande maioria das vezes sem a maioria dos seus elementos como por exemplo a Comissão de Frente.

Carnaval

A grande festa, que, no Brasil, ocorre durante 4 dias e termina na terça de carnaval. É a última chance para os católicos se divertirem um pouco antes da abstinência da Quaresma - daí o nome que se origina a partir de "sem carne". Em muitos países, este festival é chamado de Mardi Gras

Carnavalesco

O designer, com total controle artístico do carnaval, incluindo os figurinos, as alegorias e o aspecto geral do desfile de carnaval.

Cavaquinho

Uma pequena guitarra acústica muito semelhante a um Ukulele.

Comissão de Frente

Este é o grupo que desfila abrindo a escola de samba portanto conduzindo o seu desfile de carnaval - o rosto e o sorriso da Escola de Samba. Este grupo atua uma coreografia ou uma pequena peça de teatro.

Concentração

Destaques

No Rio, os destaques muitas vezes pagam muito dinheiro para vestir os figurinos mais elaborados e espetaculares e estar em um lugar de prestígio no desfile.

Diretor

Um diretor é alguém com uma área de responsabilidade em uma escola de samba. Isso pode ser um administrador ou, por exemplo, um líder da Bateria

Escola de Samba

A Escola de Samba na tradição brasileira é um grupo de sua comunidade centrado na cultura do samba - dança, percussão, música - e incorporados ao Carnaval a cada ano. A Escola de Samba é uma família que passa sua cultura do samba através das gerações - daí os grupos essenciais que vão desde a ala Mirim (crianças) de baianas (damas) e da velha guarda (veteranos).

No Brasil, as escolas de samba existem apenas no Rio de Janeiro e São Paulo e têm bem definida a sua estrutura e tradições. Enquanto o samba é simplesmente não conhecido o suficiente para fora do Brasil para que tais organizações sejam tão grandes, estas são as características que fariam uma organização reconhecida como uma Escola de Samba para um brasileiro:

A escola deve participar do Carnaval uma vez por ano e incluir:

Uma ala de Baianas;

Uma Bateria;

Um Samba Enredo , composto especialmente para o carnaval;

Uma Ala Mirim;

Uma Porta Bandeira e um Mestre Sala;

Uma Comissão de Frente.

GRES

Grêmio Recreativo Escola de Samba. Este título indica uma escola de samba tradicional. O título oficial da Paraíso School of Samba é "GRES Paraíso"

ala Indios

Também chamada de Ala Xingu, esta é uma das Alas da escola de samba que representa os índios do Brasil.

Intérprete

O cantor do samba enredo

Madrinha de Bateria

Alguma convidada para ser um destaque à frente da bateria.

Madrinha da Escola

O nome dado a uma escola de samba ou organização que forneceu ou fornece ajuda e apoio para desenvolver uma escola de samba ou bloco. A Mangueira e a Estácio de Sá são madrinhas da Paraiso.

Mestre de Bateria

O Mestre de Bateria é um título de honra dado a um perito reconhecido que deve saber tocar todos os instrumentos muito bem. Isso significa Mestre.

Acredita-se que, no Reino Unido e alguns outros países fora do Brasil, que o Mestre de Bateria é o título do principal líder da bateria, mas este não é o jeitinho brasileiro. Os líderes de Baterias fora do Brasil quase sempre devem ser chamados de administradores e o principal líder deve ser chamado de primeiro diretor da Bateria.

Embora a maioria das bandas de percussão de samba, no Reino Unido chamam de "mestres" os seus líderes, a Paraíso segue a tradição Brasileira e de acordo só dá esse título para Mestres de verdade.

Mestre Sala

O Mestre Sala é o parceiro da Porta Bandeira e dança com um estilo especial. Ele raramente sai do lado da Porta Bandeira.

ala Mirim

O grupo de crianças. A escola de samba tem sempre um grupo de crianças que são o futuro da escola.

Pagode

Literalmente significa festa,e refere-se ao pagode o samba tocado para a dança por bandas ou grupos geralmente para festas, bailes, clubes, tocar no rádio etc.

Passista

A ala dos dançarinos mais rápidos e furiosos em uma Escola de Samba.

Porta Bandeira

A Porta Bandeira é a representante mais importante da escola nos seus desfiles. A bandeira é sempre tratada com grande reverência. É tradicional para as outras escolas de samba a participar das celebrações de fundação de uma nova escola de samba com sua bandeira e Porta Bandeira

Presidente

A Escola de Samba sempre tem um presidente que assume a responsabilidade pelas atividades da Escola.

Puxador(es)

O(s) cantor(es) principal do samba enredo. O título de puxador foi dado porque a tarefa principal era puxar todos para a música. No entanto, o título de Intérprete é agora usado mais frequentemente.

Rainha da Bateria (Queen of the Bateria)

A Rainha da Bateria é um destaque em posição privilegiada com a Bateria. O título de Rainha da Bateria é tradicionalmente atribuído após uma competição, mas às vezes é simplesmente atribuído.

Samba

Um tipo de música e dança desenvolvido a partir das tradições musicais dos escravos africanos no Brasil e é caracterizado pela ênfase na segunda batida. O samba se originou no norte do Brasil e foi radicalmente desenvolvido no Rio de Janeiro na virada do século.

No Brasil, o samba se refere a forma como é tocado pelas baterias das escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo, e esse tipo de samba é o tocado pela escola de samba Paraíso.

Existe uma rica variedade de ritmos relacionados, alguns deles foram desenvolvidos paralelamente ao samba e outros deles sendo derivados. Esses últimos sendo os principais tipos tocados em outras partes do Brasil por grupos ou bandas.

A escola de samba Paraíso toca o samba assim como ele é tocado no Rio – a nossa bateria toca junto e aprende diretamente dos nossos membros que têm tocado desde a infância nas baterias mais respeitadas do Rio.

Samba enredo

A música-tema do samba. A nova música é composta para o carnaval a cada ano.

Samba no Pê

O samba no pé é o tipo de samba enfatizado pelos passistas.

Tamborim
Velha Guarda

Os veteranos da escola de samba - incluindo ex-presidentes, ex-mestres, ex-baianas e assim por diante. Eles recebem muito respeito e influência, e é dito que, se você não sabe quem faz parte da Velha Guarda, então você não conhece a escola. No desfile de carnaval, a Guarda Velha geralmente não usa fantasia, mas usam ternos brancos, etc.

O respeito com o qual são tratadas foi famosamente demonstrado em 2005. A Portela percebeu que não seria capaz de passar a linha de chegada dentro do tempo permitido, a menos que cortasse o final do desfile, que incluía a Velha Guarda. O perigo de perder pontos com a possível despromoção do grupo especial levou o presidente da escola à truncar o desfile para que a Velha Guarda não desfilasse. Isso causou explosões de grande emoção na multidão.
[velya gooarda].

ala Xingu

Ver ala índios.

 

Arts Council England logo

Paraíso School of Samba é uma instituição de caridade registrada na Charities Commission número 1113593 e Companhia Limitada por Garantia e registrada na Inglaterra e no País de Gales número 5676918.
Paraiso Samba Ltd é uma subsidiária integral da Paraíso School of Samba e está registrada na Inglaterra e no País de Gales número 5732752.
Paraiso é uma marca registada de Paraíso School of Samba.

website desenvolvido e hospedado por paraisoIT