GRES Paraíso calcês
sobre as escolas de samba

página atualizada: Dom 17 Dez 2017

A Escola de Samba na tradição brasileira é um grupo de sua comunidade centrado na cultura do samba - dança, percussão, música - e incorporados ao Carnaval a cada ano. A Escola de Samba é uma família que passa sua cultura do samba através das gerações - daí os grupos essenciais que vão desde a ala Mirim (crianças) de Baianas e da Velha Guarda (veteranos).

No Brasil, as escolas de samba existem apenas no Rio de Janeiro e São Paulo e têm bem definida a sua estrutura e tradições. Enquanto o samba é simplesmente não conhecido o suficiente para fora do Brasil para que tais organizações sejam tão grandes, estas são as características que fariam uma organização reconhecida como uma Escola de Samba para um brasileiro:

A escola deve participar do Carnaval uma vez por ano e incluir :

Uma ala de Baianas

Uma Bateria

Um Samba Enredo, composto especialmente para o carnaval

Uma Ala Mirim

Uma Porta Bandeira e um Mestre Sala

Uma Comissão de Frente.

Cada escola de samba adota duas ou três cores primárias que são refletidas em seus projetos para o carnaval. Além destas, para cada escola de samba é permitida a utilização de ouro, prata, preto e branco. Na prática, porém, elas também usam cores secundárias ao desenvolver seu tema. As cores primárias escolhidas estão relacionados com os orixás (divindades afro-brasileiras, originárias do candomblé - uma mistura de cristianismo e das religiões Africanas).

No Carnaval carioca, há uma estrutura definida para os diferentes elementos do desfile, que têm evoluído ao longo de várias décadas, e que é respeitado por todos os grupos concorrentes. Cada escola de samba tem uma história própria, mas que também se encaixa na história do carnaval. Existem procedimentos tradicionais, embora somente o grande espetáculo é visível para os espectadores.

A cada ano, cada escola de samba escolhe um tema diferente. Isso muitas vezes reflete as preocupações cotidianas de pessoas comuns, sejam elas políticas, alegres, críticas da sociedade em que nos encontramos, etc, e freqüentemente são irreverentes, mas sempre, sempre luxuosas. Dependendo do tema, o desfile pode incluir elementos de muitas outras artes performáticas, do balé ao circo, etc. As diversas influências, que são reconhecíveis no carnaval dos nossos dias, são Africanas, Européias e dos povos nativos do Brasil.

A forma geral de tocar da bateria sempre está de acordo com certas tradições, mas dentro destas, cada Escola de Samba tem a sua própria tradição musical e seu estilo reconhecível.

Arts Council England logo

Paraíso School of Samba é uma instituição de caridade registrada na Charities Commission número 1113593 e Companhia Limitada por Garantia e registrada na Inglaterra e no País de Gales número 5676918.
Paraiso Samba Ltd é uma subsidiária integral da Paraíso School of Samba e está registrada na Inglaterra e no País de Gales número 5732752.
Paraiso é uma marca registada de Paraíso School of Samba.

website desenvolvido e hospedado por paraisoIT