Henrique é a principal figura do carnaval brasileiro no Reino Unido e ensinou a maioria dos professores de samba do Reino Unido.
Ele está envolvido com o samba desde que tinha 8 anos - crescendo no Rio de Janeiro em uma famÃlia cujo foco é a cultura do samba Carioca. Henrique foi "adotado" por Tia Alice, uma ex-diretora da Mangueira e do Engenho da Rainha. Através dela, ele aprendeu muitos estilos de dança do Maculelê, maracatu, samba-reggae, Mestre Sala, o Samba no Pé à afro-brasileira. Ele também começou a trabalhar fazendo roupas para ela e desenvolveu esta habilidade para trabalhar para várias outras escolas de samba.
Henrique veio para Londres em 1990 e desde então tem coreografado e interpretado em performances de palco, inclusive World Tour dos Pet Shop Boys em 1995, Marc Almond e S Club 7, a turnê européia de Alcione e no show que virou manchete do lançamento de Moulin Rouge.
Após um perÃodo com o grupo Mahogany, ele se tornou o Carnavalesco (Director ArtÃstico de Carnaval e Figurino) e professor de dança principal da London School of Samba. Ele apresentou a eles os principais elementos das escolas de samba do Rio e levou o seu desenvolvimento artÃstico que culminou com a realização do segundo lugar no carnaval de Notting Hill, em 1999. Ele coreografou e dirigiu o show de samba Millennium Dome na véspera de Ano Novo perante a Rainha Elizabeth, para o qual também desenhou os figurinos.
Em dezembro de 2001, fundou a ParaÃso School of Samba, para concentrar-se na criação de uma escola de samba autêntica seguindo o modelo do Rio de Janeiro, tanto na organização como na sua filosofia de integração com as comunidades menos favorecidas.
Henrique ainda é um passista (dançarino principal) na Mangueira, a escola de samba mais famosa do Rio de Janeiro e participa todos os anos no mundialmente conhecido Carnaval do Rio de Janeiro.