A Escola de Samba na tradição brasileira é um grupo de sua comunidade centrado na cultura do samba - dança, percussão, música - e incorporados ao Carnaval a cada ano. A Escola de Samba é uma famÃlia que passa sua cultura do samba através das gerações - daà os grupos essenciais que vão desde a ala Mirim (crianças) de Baianas e da Velha Guarda (veteranos).
No Brasil, as escolas de samba existem apenas no Rio de Janeiro e São Paulo e têm bem definida a sua estrutura e tradições. Enquanto o samba é simplesmente não conhecido o suficiente para fora do Brasil para que tais organizações sejam tão grandes, estas são as caracterÃsticas que fariam uma organização reconhecida como uma Escola de Samba para um brasileiro:
A escola deve participar do Carnaval uma vez por ano e incluir :
Uma ala de Baianas
Uma Bateria
Um Samba Enredo, composto especialmente para o carnaval
Uma Ala Mirim
Uma Porta Bandeira e um Mestre Sala
Uma Comissão de Frente.
Cada escola de samba adota duas ou três cores primárias que são refletidas em seus projetos para o carnaval. Além destas, para cada escola de samba é permitida a utilização de ouro, prata, preto e branco. Na prática, porém, elas também usam cores secundárias ao desenvolver seu tema. As cores primárias escolhidas estão relacionados com os orixás (divindades afro-brasileiras, originárias do candomblé - uma mistura de cristianismo e das religiões Africanas).
No Carnaval carioca, há uma estrutura definida para os diferentes elementos do desfile, que têm evoluÃdo ao longo de várias décadas, e que é respeitado por todos os grupos concorrentes. Cada escola de samba tem uma história própria, mas que também se encaixa na história do carnaval. Existem procedimentos tradicionais, embora somente o grande espetáculo é visÃvel para os espectadores.
A cada ano, cada escola de samba escolhe um tema diferente. Isso muitas vezes reflete as preocupações cotidianas de pessoas comuns, sejam elas polÃticas, alegres, crÃticas da sociedade em que nos encontramos, etc, e freqüentemente são irreverentes, mas sempre, sempre luxuosas. Dependendo do tema, o desfile pode incluir elementos de muitas outras artes performáticas, do balé ao circo, etc. As diversas influências, que são reconhecÃveis no carnaval dos nossos dias, são Africanas, Européias e dos povos nativos do Brasil.
A forma geral de tocar da bateria sempre está de acordo com certas tradições, mas dentro destas, cada Escola de Samba tem a sua própria tradição musical e seu estilo reconhecÃvel.